Prémio Unicórnio Voador

A Com­cept deu iní­cio ao pro­cesso de nome­a­ções que con­du­zirá à atri­bui­ção do Pré­mio Uni­cór­nio Voa­dor. De acordo com o anún­cio feito no pró­prio site, “a Com­cept vai ini­ciar este ano a atri­bui­ção do Pré­mio Uni­cór­nio Voa­dor – um pré­mio feliz para actu­a­ções infe­li­zes – que irá ser con­ce­dido às per­so­na­li­da­des ou enti­da­des naci­o­nais que, durante o ano ante­rior de 2012, mais tenham con­tri­buído para a dis­se­mi­na­ção da pseu­do­ci­ên­cia, da supers­ti­ção e da desin­for­ma­ção no geral.”

Sobre a Comcept

Fica aqui, nas pala­vras dos pró­prios res­pon­sá­veis pelo site da Com­cept, o que é e o que pre­tende este grupo:

Somos um grupo de cida­dãos inde­pen­den­tes, com dife­ren­tes níveis e áreas de for­ma­ção aca­dé­mica, cujo obje­tivo e com­pro­misso é pro­mo­ver, em todos os âmbi­tos da soci­e­dade, o uso do pen­sa­mento crí­tico e raci­o­nal, com apoio no método cien­tí­fico. Não apoi­a­mos argu­men­tos base­a­dos na fé ou em mis­ti­cismo como forma de pro­cu­rar solu­ções aos pro­ble­mas da huma­ni­dade nem como res­posta aos mesmos.

A COMCEPT pre­tende reu­nir todos aque­les que se iden­ti­fi­cam com o movi­men­tos cép­tico, espe­ci­al­mente em Por­tu­gal, mas não só. A nossa pre­o­cu­pa­ção é aqui ofe­re­cer infor­ma­ção de forma isenta com base nos conhe­ci­men­tos cien­tí­fi­cos actu­ais e é à luz da ciên­cia que aqui apre­sen­ta­mos as nos­sas ideias.

Espe­ra­mos, com esta ini­ci­a­tiva, con­tri­buir para uma melhor sociedade.

Se nes­tas coi­sas de blo­gues e sites exis­tis­sem alguns graus de paren­tesco, o ateu.pt e o comcept.org seriam, cer­ta­mente, pri­mos bas­tante chegados.

p5rn7vb